Meu problema com fotos

by - segunda-feira, setembro 11, 2017

Há dias eu percebi algo que me preocupa e que não faço ideia de como reverter.

Eu não tenho problemas com o espelho, eu gosto de me ver nele e me sinto muito bem em 99% das vezes que o faço, porém isso não é refletido nas fotos. Eu não gosto de 95% das fotos nas quais apareço e o resultado é ainda pior nas fotos que eu mesma tiro, como é o caso das selfies, por exemplo.

Nesse feriado de 7 de setembro, conversando com a Amanda, descobri que ela tem essa mesma sensação: as fotos não refletem o que vemos e sentimos.

Me sinto bem, me acho bonita, mas não sei o que acontece quando tiro uma foto! O sentimento é de tristeza e decepção, me vejo completamente diferente do que o reflexo no espelho mostra! Acredito que isso seja realmente alguma coisa dentro da minha cabeça que venha de alguns anos, daquela fase em que eu realmente estava bem acima do meu peso, porque aí realmente o que eu via e sentia era desastroso em todos os sentidos e aspectos.

Tentando me sentir melhor comigo mesma, com meu corpo e porque minha saúde estava me cobrando, entrei para a academia! Agora estou no processo de redução de gordura corporal, que me faz ganhar massa magra e muscular.

Comecei a treinar muay thai há 4 meses e mais recentemente me senti preparada para começar com a musculação nos dias em que não tem thai. Mais do que emagrecer, o meu objetivo era estar nesse ponto: me olhar no espelho e gostar do que vejo, colocar uma roupa e me sentir bem nela, fato que não me acontecia já há um bom tempo.

Esse processo começou em 2015, estava tomando remédios para isso e de fato o resultado foi baixo, mas foi positivo, porém eu tomava os remédios, fazia alguns dias de exercícios e parava. A realidade é que eu queria que a medicação fizesse o processo sozinha, sem que eu precisasse me esforçar. Mesmo depois que parei com a medicação, as vezes eu fazia minhas caminhadas na esteira, mas nunca levei muito a sério. 

Em meados de abril me bateu aquela sensação de real necessidade para fazer algo novo. Ainda assim, demorei 2 semanas para começar, mas entrei na academia com um foco: quero fazer muay thai. E assim estou há 4 meses. Há 1 mês bateu a segunda sensação de necessidade e então resolvi encarar o desafio da musculação.

Ontem (domingo 10/09), estava deitada assistindo Narcos e entre um episódio e outro me peguei olhando para as minhas pernas e pensando "nossa minhas pernas estão bonitas" a reação é a de pegar o celular e tirar uma foto para se lembrar do momento, ao fazer isso bateu o mesmo sentimento de "nossa não está bonita não" e nem bati a foto, dei pause na série e fiquei mais um tempo olhando pras pernas e pensando "estão bonitas sim e meus músculos estão mais firmes e fortes", afinal é isso que eu sinto e o que eu estou vendo, não entendo porque isso é tão distorcido no que eu visualizo em uma foto!

Me pergunto qual é o maldito poder que uma lente tem de mudar algo que eu vejo e sinto? Sou só eu (e a Amanda)? Como lidar com isso? Como mudar isso? A resposta mais obvia é com terapia ou psicologo, porém nesse momento eu não tenho condições de passar por esse processo. Eu não sei lidar...

Então se alguém tiver indicações de leituras sobre o tema, eu aceito; ou se tiver essa mesma sensação e quiser conversar: vamos conversar e tirar juntos essa coisa idiota de não gostar do que vê uma foto!

Foto: We Heart It
Em tempo: essa imagem é apenas ilustrativa, porque meu problema não é com o espelho e sim com fotos. E o meu Instagram reflete bem isso, de 2016 pra cá eu consegui postar mais fotos minhas ou que eu apareço, mas confesso que a cada post de uma foto minha é um processo de esforço e incentivo interno para que eu consiga clicar no compartilhar. E o Insta é a rede social que eu mais gosto depois do Twitter.

Você pode gostar:

0 comentários